BLOG | AGENDA |  QUEM SOMOS |
Loading

Igreja Metodista cria comitê de preservação ambiental

5.6.12 |

A Igreja Metodista sempre esteve envolvida com a obra missionária no que se refere ao evangelho como um todo. Questões sociais e ambientais também fazem parte dos projetos desenvolvidos pela igreja. Às vésperas da Conferência, metodistas têm se mobilizado em ações sociais, a exemplo da ECO-92, quando a igreja teve participação ativa.

De acordo com o bispo Paulo Lockmann, a preocupação da igreja com a preservação do meio ambiente, bem como sua utilização de maneira consciente, já existe desde os tempos do fundador do metodismo. “Como Igreja, precisamos nos despertar em relação ao cuidado com a criação. A Igreja Metodista tem tido tradição no envolvimento com as questões ligadas ao meio ambiente, desde o tempo de John Wesley”, relembrou o bispo.

Pensando numa aproximação mais efetiva da igreja com a Rio+20, o bispo Paulo Lockmann indicou um grupo de trabalho que tem como recomendação pensar em ações em conjunto com as igrejas locais visando à conscientização de cada um com o meio ambiente. Isso seria desenvolvido por meio de eventos, palestras e ações ambientais internas e externas. O grupo, que está sob a coordenação da diaconisa Deise Marques, já se reuniu algumas vezes para traçar as metas de ação. Fazem parte também da equipe os pastores Marcos Torres, Paulo Welte e Ronan Boechat, além dos diáconos Marcelo Gonçalves e Wilson Bonfim.

Uma das ações sugeridas é a abordagem de temas relacionados ao meio ambiente durante a Escola Dominical, com o intuito de esclarecer a importância de utilizar os recursos naturais de forma eficiente, sem degradar a natureza, mas incentivando atitudes ecológicas. Outra iniciativa proposta é a de que as igrejas realizem um culto, no dia 17 de junho, que tenha esse tema como mensagem, com base na reflexão bíblica do bispo Paulo Lockmann enviada aos pastores. Recentemente, o Colégio Episcopal e o bispo Paulo Lockmann utilizaram os meios de comunicação da igreja para mobilizar os metodistas a favor de um abaixo-assinado contra o projeto de lei do novo Código Florestal. Vale lembrar que ações como esta têm sido frequentes na igreja, que tem se engajado nas questões sociais e utilizado os meios de comunicação para mobilizar e conscientizar quanto às questões ambientais. Em documento enviado aos pastores, o bispo Paulo Lockmann relembrou a importância da aproximação da igreja com a sociedade convocando todos a se unirem em defesa do meio ambiente. A agenda completa do evento está disponível no site oficial: www.rio20.gov.br

Fonte: http://www.metodista1re.org.br/conteudo.xhtml?c=1501

blog comments powered by Disqus

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página